Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dos Meus Livros

A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. Fernando Pessoa.

Dos meus livros.

63ab8fb45420ba45f2ba209b3e683a10.jpg

 Desde sempre, dos primeiros livros que li, recordo-me de os marcar para, posteriormente, recordar passagens que me marcavam. Primeiro comecei por os assinar, com a data em que começava a ler e o seu fim, dobrando os cantos às páginas. Com o tempo, achei que o dobrar ficava feio num livro, portanto, marcava as folhas nos cantos com pequenas cruzes. Mas, quando meses ou anos mais tarde tentava encontrar a frase que me marcara naquele livro, tornava-se, às vezes, difícil de identificar. Portanto e desde à muitos anos que sublinho as frases tocantes a lápis. Quando não tenho um lápis próximo, dobro o cantinho até marcar a frase. Ainda tive uma fase em que me limitava a escrever apenas o ano em que o lia porque, segundo as amigas mais próximas dos tempos de adolescente, o que eu fazia era estragar livros. Porém, e já no ensino secundário, tive uma das professoras que mais me marcou em três anos... a professora de Português. Na altura estudávamos a obra de Eça de Queirós, Os Maias (que, confesso, não gosto) e ela, ao ver-me sublinhar o livro, disse-me que também ela o fazia e que quase todos os livros dela estavam sublinhados... significava que aquele livro não tinha sido totalmente indiferente e que nos marcou. Desde então, sublinho-os e coloco-lhes o ano em que foram lidos ou relidos.

 

Mas, falta-me sempre algo. Não basta sublinhar, precisava de partilhar. Se, de alguma maneira aquela frase me marcou, porque não partilhar? Sabe tão bem partilhar... e, às vezes, encontramos força numa simples frase. É, com este propósito que nasce o blog Frases da Minha Estante... da minha estante, dos meus livros. Porque os livros são para ser partilhados. Porque a curiosidade num livro, às vezes, nasce de uma simples frase partilhada por alguém. Porque existem palavras que resumem um estado de espírito, uma vida e que encontramos nos livros.

 

2 comentários

Comentar post